• Gastroenterite: sintomas, tratamentos e causas

    Gastroenterite: sintomas, tratamentos e causas

    A Gastroenterite é uma inflamação aguda e contagiosa que atinge os órgãos do sistema gastrointestinal, como estômago e intestino delgado. Esse quadro causa diversos sintomas no corpo do paciente, mas pode ser facilmente tratado sem uso de medicamentos. Confira algumas recomendações para prevenir ou tratar a Gastroenterite.

    Causas e sintomas

    A Gastroenterite é transmitida por vírus, bactérias ou parasitas transmitidos pelo ar ou contraídos por intoxicação alimentar. A Salmonella,  bactéria encontrada em ovos e frangos, é uma das principais causadoras dessa inflamação. Tudo é baseado na conservação dos alimentos. Caso não haja refrigeração adequada nem higienização nos alimentos, tanto na hora de conservar quanto para cozinhar, os riscos de haver bactérias são altos.

    A inflamação causa vômito, diarreia, náusea, cólicas, febre, falta de apetite, fadiga, dores musculares, perda de peso e dor de cabeça. Os sintomas se manifestam de um a dois dias após a infecção, mas também podem desaparecer espontaneamente até três dias depois.

    Como tratar?

    Na maioria dos casos, tanto causados por vírus como por bactérias, o tratamento visa apenas controlar os sintomas até que eles se curem sozinhos. A principal medida no tratamento é beber muito líquido para evitar a desidratação, incluindo soro caseiro e bebidas isotônicas. Sucos de fruta não são recomendados por possuirem fibras que pioram a diarreia.

    Priorize o repouso e não se esforce muito enquanto os sintomas persistirem. Coma comidas leves e em pequenas quantidades, evite consumir alimentos gordurosos ou com muita açúcar.

    Em casos muito extremos pode ser necessário usar medicamentos para controlar a dor, a febre e os vômitos, assim como tomar soro via intravenosa caso haja muita perda de líquido. É necessário procurar orientação médica nessa situação.

    Previna-se

    Assim como o tratamento, a prevenção da Gastroenterite também é muito simples. Basta lavar bem as mãos com frequência e higienizar bem frutas e vegetais antes do consumo. Alimentos devem ser consumidos cozidos, de preferência, principalmente ovos. Também é importante ficar atento com a higiene dos locais e restaurantes onde você come.

    Mesmo que a Gastroenterite seja fácil de tratar, procure um médico caso os sintomas persistam e é claro, fique atento com a higienização de tudo que você consome para evitar a contaminação pelo vírus.

    Referências:

    https://www.minhavida.com.br/saude/temas/gastroenterite

    https://medicoresponde.com.br/quais-os-sintomas-da-gastroenterite-viral-como-e-o-tratamento/

    Compartilhar no:
    Share
    Leave a reply →

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.

Pravda Alphaville

Compartilhar no:
Share
Share