• Cuidados essenciais com a saúde da mulher

    Cuidados essenciais com a saúde da mulher

    Quando falamos de cuidar da saúde feminina, é comum que muitos pensem apenas na saúde íntima e nas consultas com o ginecologista. Na realidade, esse assunto vai muito além disso e poucas mulheres procuram ir em consultas e fazer exames periódicos para saber se sua saúde está em dia. Confira algumas dicas de como se cuidar e garantir que seu corpo esteja sempre forte e saudável:

    Doenças mais comuns
    Dentre as doenças mais frequentes em mulheres, as principais delas são as cardíacas, seguidas de infecções respiratórias e doença pulmonar obstrutiva crônica. Diabetes, hipertensão e parto prematuro são outros quadros bastante comuns entre mulheres. Já o câncer de mama, uma doença tão conhecida e temida, fica abaixo de todas elas na lista.
    Como as mulheres acabam se limitando a ir apenas ao ginecologista, todas essas outras questões de sua saúde são ignoradas e acabam se desenvolvendo com o tempo, já que não é feito nenhum tipo de prevenção ou tratamento contra elas.

    Faça check-ups regulares
    O ideal é fazer um check-up completo semestralmente ou anualmente. Isso envolve visitar um clínico geral e um cardiologista para fazer exames de colesterol, glicemia, hemograma, triglicérides, urina e ácido úrico.
    O check-up é um meio de prevenir doenças e nele tudo é levado em consideração: antecedentes familiares, estilo de vida, hábitos alimentares etc. Não existe uma idade exata para tornar esses check-ups uma rotina, então quanto mais cedo você passar a fazer seus exames, melhor.

    Cuide-se
    Além de ir ao médico, também é necessário se cuidar em diversos aspectos de sua vida. Ter uma alimentação saudável, repleta de verduras e frutas e sem exagerar em alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas é uma das maneiras mais efetivas de manter um corpo saudável.
    Além da dieta, também é preciso se exercitar ao menos um pouco durante a semana para manter o corpo em boa forma. Dormir de 7 a 8 horas por dia também é muito importante, pois noites mal dormidas afetam a memória, a produtividade e causa instabilidade emocional.
    Por último e não menos importante, tire um tempo para fazer o que você gosta. Saber balancear sua rotina entre responsabilidades e lazer é essencial para evitar o estresse e outras coisas que podem causar reações no seu corpo.
    No Pravda você encontra médicos especializados em diversas áreas da saúde. Marque uma consulta com um profissional da área desejada e mantenha seus exames em dia!

    Referências:

    https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/saude-mulher-vai-alem-cuidados-ginecologicos

    https://delas.ig.com.br/saudedamulher/exames-da-mulher/n1237563912216.html

    Compartilhar no:
    Share
    Leave a reply →

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.

Pravda Alphaville

Compartilhar no:
Share
Share