• Como funciona o tratamento de bruxismo com toxina botulínica?

    Como funciona o tratamento de bruxismo com toxina botulínica?

    O bruxismo é uma desordem funcional que faz com que a pessoa fique rangendo, cerrando ou apertando os dentes ao longo do dia ou durante o sono. É considerado um comportamento compulsivo e muitas vezes involuntário.

    Ainda não foi descoberto nenhum causador do bruxismo, mas quase sempre essa condição está relacionada a questões emocionais. Atualmente, mais de 40% da população mundial sofre de bruxismo, só no Brasil a condição acomete mais de 30 milhões de pessoas de todas as idades, segundo dados do Congresso Internacional de Odontologia.

    Possíveis causas e sintomas do Bruxismo

    Existem dois tipos de bruxismo: o primário e o secundário. O primário é considerado uma doença crônica que se desenvolve na infância ou adolescência e se intensifica na fase adulta.

    O secundário é o tipo, cujas causas reais são desconhecidas, mas existem alguns fatores físicos e psicológicos comumente relacionados. Os mais recorrentes são:

    • Crises intensas de ansiedade, estresse, raiva ou tensão;
    • Dentes superiores e inferiores desalinhados;
    • Apneia do sono e outros problemas relacionados;
    • Dor de dente ou de ouvido;
    • Refluxo do ácido estomacal;
    • Efeito colateral de antidepressivos;
    • Consequência de alguma outra doença como Parkinson e Huntington.

    Como na maioria dos casos a pessoa só range os dentes quando está dormindo, ela não tem noção desse mal e com o tempo as consequências começam a aparecer. Primeiro vem o desgaste e o amolecimento dos dentes, que depois evolui para dores na cabeça, mandíbula, pescoço e ouvidos.

    Toxina Botulínica como tratamento

    Assim como as causas do bruxismo são desconhecidas, ainda não foi encontrado um tratamento que consiga curar completamente essa condição, então os métodos usados focam em diminuir os sintomas e evitar a progressão dos danos causados aos dentes.

    Os tratamentos mais comuns são psicológicos e terapêuticos, visando eliminar os problemas emocionais que podem ser a causa do bruxismo. Mas, ainda há uma alternativa: a toxina botulínica (popularmente conhecida como botox), que vem se mostrando muito eficaz no controle dos sintomas do bruxismo.

    A toxina botulínica é utilizada para diminuir e controlar a hiperatividade e a contração muscular durante a mastigação, responsável pelo rangido dos dentes. A quantidade de botox aplicado nos músculos não deve ultrapassar 100 unidades, mas geralmente cerca de metade disso já gera efeitos satisfatórios.

    Benefícios da Toxina Botulínica

    A vantagem de usar a toxina botulínica no tratamento é que, além de ser um procedimento acessível para a maioria das pessoas, seu efeito é praticamente imediato.

    Os resultados independem de atividades ou cuidados tomados pelo paciente após a aplicação, então a pessoa poderá continuar vivendo normalmente. A partir do momento que a toxina atinge os músculos, as dores e o descontrole dos músculos já diminuem consideravelmente.

    As contraindicações são as mesmas dos procedimentos estéticos que usam a toxina botulínica. Gestantes, pessoas que possuem transtornos neuromusculares, que tomaram vacina antitetânica recentemente, que estão fazendo um tratamento à base de antibióticos e quem tem alergia à lactose ou ao próprio botox não podem realizar este procedimento.

    Para saber mais sobre o tratamento de bruxismo com a toxina botulínica, procure um dentista de sua confiança.

     

    Referências            

    https://www.sbodontologiaespecializada.com.br/tratamentos-2/bruxismo/

    https://www.dentalpress.com.br/portal/tratamento-para-o-bruxismo-com-toxina-botulinica-relato-de-caso/

    https://www.sorrisologia.com.br/noticia/bruxismo-como-controlar-o-problema-com-o-uso-da-toxina-botulinica_a2193/1

    Compartilhar no:
    Share
    Leave a reply →

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.

Pravda Alphaville

Compartilhar no:
Share
Share