• A importância do acompanhamento ginecológico na vida da mulher

    A importância do acompanhamento ginecológico na vida da mulher

    Muitas mulheres acham que devem ir ao ginecologista apenas quando apresentam casos que requerem atenção especial, mas esse é um pensamento muito equivocado. Ir ao ginecologista com regularidade é essencial para que a mulher conheça bem o seu corpo e mantenha a saúde íntima em dia.

    Começando a partir das primeiras mudanças hormonais, toda mulher deve acompanhar cada alteração e funcionamento de tudo que envolve o seu corpo. Conheça agora a importância de um acompanhamento ginecológico em sua vida.

    Quando deve começar?

    Uma dúvida muito comum é: com qual idade deve-se começar as consultas com o ginecologista?

    Não existe uma idade ideal para isso, mas o recomendado é desde cedo, após a menina ter a sua primeira menstruação. Alguns médicos recomendam que a primeira visita seja feita quando completar 10 anos, tendo ou não sua primeira menstruação, pois nessa idade já é possível notar as alterações hormonais no corpo e se preparar melhor para a puberdade.

    É bom manter uma regularidade e visitar o ginecologista de tempos em tempos já nessa idade. Após ter a primeira relação sexual ou atingir a idade adulta, deve-se manter uma rotina de ir pelo menos uma vez ao ano.

    Prevenindo doenças

    Um ginecologista pode requisitar uma série de exames caso ache necessário. Há exames que devem ser feitos periodicamente como a mamografia e o Papanicolau e é o ginecologista quem solicita esses exames. Além de informar melhor sobre o ciclo menstrual, ele alerta e ajuda na prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e outras que podem se manifestar futuramente.

    Amenizando a TPM

    Muitas mulheres sofrem maus bocados com os sintomas da TPM, a temível tensão pré-menstrual, que pode causar dores nas costas e nas mamas, fadiga, irritabilidade e instabilidade emocional.

    Um ginecologista pode orientar sobre métodos para diminuir todos esses sintomas, além de poder receitar medicamentos se o caso estiver muito grave. A importância nas idas ao ginecologista está também no fato de que somente ele pode identificar alguma doença camuflada aos sintomas da TPM.

    Anticoncepcionais

    Tomar anticoncepcionais é uma prática comum entre as mulheres que possuem vida sexual ativa, mas antes de iniciar o hábito de consumir esse tipo de medicamento deve-se ir ao ginecologista. O profissional passará o melhor remédio baseado nos resultados dos exames.

    Sabendo todos os benefícios de manter uma frequência de visitas ao ginecologista, passe a incluir esse hábito na sua vida. Manter a saúde íntima em dia é indispensável para toda mulher.

    Referências

    https://planodesaude.net.br/blog/a-importancia-de-um-acompanhamento-ginecologico/

    https://clinicadamama.com.br/importancia-ginecologista-na-vida-da-mulher/

    Compartilhar no:
    Share
    Leave a reply →

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.

Pravda Alphaville

Compartilhar no:
Share
Share