• 7 dicas para se proteger da gripe

    7 dicas para se proteger da gripe

    O outono e o inverno trazem o clima ideal para o vírus da gripe se propagar com mais facilidade. Nos dias frios, a baixa umidade do ar em conjunto com a temperatura mais fria e o aumento da poluição atmosférica acaba aumentando consideravelmente os casos de doenças respiratórias, principalmente a gripe, causada pelo vírus influenza.

    A boa notícia é que existem meios eficazes de prevenir a gripe e garantir a saúde e o bem-estar, mesmo nesses dias mais frios, basta seguir algumas dicas simples. Abaixo listamos as principais:

    1. Evite locais fechados

    Em dias mais frios, os vírus costumam se espalhar com mais facilidade, principalmente em ambientes fechados, com grande aglomeração de pessoas e pouca ventilação como ônibus, metrô, escritórios, academia etc.

    Para se proteger, procure áreas mais arejadas em ambientes públicos e sempre mantenha sua casa bem ventilada, seja abrindo uma janela ou deixando uma porta aberta. Desse modo, o ar circula melhor e impede o vírus da gripe de se multiplicar.

    1. Cuidado com o ar-condicionado  

    Mudar radicalmente de um ambiente frio para um ambiente quente deixa o corpo mais vulnerável ao vírus da gripe. Evite exagerar no ar-condicionado! Se a temperatura estiver muito fria lá fora, procure manter um equilíbrio no ambiente, deixando a temperatura do ar-condicionado nem muito quente nem muito fria.

    1. Vitamina C

    A vitamina C é responsável por fortalecer o sistema imunológico e por isso é considerada muito eficaz na prevenção de doenças mais simples como a gripe. Várias frutas são ricas em vitamina C como laranja, limão, abacaxi, manga e goiaba, então adicioná-las à dieta faz muita diferença.

    1. Evite contato com pessoas gripadas

    Quando alguém próximo fica gripado, parece impossível permanecer imune ao vírus, porém quando há conscientização de ambos os lados, é possível evitar.

    O ideal é que a pessoa gripada fique em repouso e evite contato com outras pessoas, mas caso decida continuar normalmente sua rotina, o recomendável é usar uma máscara respiratória para evitar a disseminação do vírus.

    Mesmo se não estiver gripado, você também pode utilizar uma máscara respiratória para se proteger da gripe, principalmente ao frequentar locais muito cheios.

    1. Não fique com roupas molhadas

    Em dias chuvosos, raras são as vezes em que não nos molhamos, mesmo usando guarda-chuva. Se isso acontecer, é importante trocar a roupa molhada o mais rápido possível, antes que ela seque no corpo. Em seguida, a melhorar atitude é tomar um banho quente para que o corpo fique com a temperatura equilibrada, evitando problemas como a gripe.

    1. Cuidados com a higiene

    Como o vírus está por toda parte é essencial seguir à risca hábitos que garantem a sua higiene e saúde. Sempre que voltar da rua lave as mãos, higienize-as também quando tocar nas mãos de outras pessoas ou em maçanetas e outros objetos em locais públicos. E o mais importante: lave as mãos com sabão antes de qualquer refeição.

    Não compartilhe talheres, copos e toalhas com outras pessoas e sempre que tossir ou espirrar, cubra a boca com a mão. Você não só cuida de si mesmo como também evita o desconforto de outras pessoas.

    1. Tome a vacina da gripe

    A vacina da Influenza deve ser tomada anualmente, pois o vírus passa por constantes mudanças e todos os anos a vacina é atualizada com novos anticorpos para combater a gripe.

    Existem duas variações dessa vacina: a trivalente e a tetravalente. A trivalente protege contra dois subtipos do tipo A e um subtipo do tipo B, enquanto a tetravalente protege contra esses três subtipos e mais um do tipo B. Garantir essa proteção ajuda muito a prevenir a doença.

    Estando atento a essas dicas, você poderá aproveitar o friozinho do outono e do inverno com saúde e de maneira segura.

     

    Referências:

    https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-gripe-influenza

    https://boaforma.abril.com.br/saude/gripe-como-se-prevenir-contra-o-virus-influenza/

    https://www.tuasaude.com/como-evitar-a-gripe/

    https://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2015/05/10/confira-10-dicas-para-evitar-gripe-e-resfriado/

     

    Compartilhar no:
    Share
    Leave a reply →

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.

Pravda Alphaville

Compartilhar no:
Share
Share