• 5 sintomas que marcam o início da menopausa

    5 sintomas que marcam o início da menopausa

    A menopausa é o período que marca a última menstruação da mulher. Geralmente, acontece entre os 48 e 51 anos de idade, mas pode chegar antes para algumas mulheres. Nessa fase, o organismo para de produzir hormônios femininos pelos ovários, o que também indica o fim da fase reprodutiva.

    Desde o nascimento, uma mulher já possui folículos nos ovários. Neles ficam as células germinativas que compõem os óvulos e estão relacionadas com a produção de hormônios. O número de folículos diminui a cada menstruação e quando acaba ocorre a menopausa.

    Como citamos, não é possível adivinhar qual é a idade exata em que a mulher passará por isso, mas o corpo dará alguns sinais inconfundíveis que indicam que a menopausa está próxima. Esses sintomas acontecem durante o período chamado de climatério, que enquadra toda essa transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva e pode durar anos.

    Algumas mulheres ainda podem apresentar os sintomas antes dos 40 anos de idade, o que é chamado de menopausa precoce, que até o momento tem causas desconhecidas e pode estar relacionada com herança genética, doenças autoimunes ou doenças infecciosas.

    Neste ARTIGO separamos os cinco sintomas principais que indicam a chegada da menopausa:

    Ciclo irregular

    Um dos principais sintomas da menopausa é a menstruação completamente irregular, o que acontece de maneira diferente para cada mulher. A queda hormonal impede o útero de se preparar adequadamente para uma gravidez, então a mulher pode ficar meses sem menstruar ou até menstruar mais de uma vez em um único mês.

    Tudo isso depende exclusivamente do modo como o organismo reagirá no climatério, então pode acontecer do ciclo não ficar bagunçado e a mulher menstruar normalmente até a chegada da menopausa.

    Oscilações de humor

    A queda da produção de estrógeno e progesterona também afeta o humor, portanto é normal que a mulher fique emocionalmente instável. As variações de humor são bruscas e repentinas. Em um minuto tudo pode estar bem e no outro uma súbita raiva, tristeza ou melancolia pode dominar os sentimentos.

    Calor excessivo

    Também chamado de ondas de calor, esse é outro sintoma muito comum na menopausa. É caracterizado por um calor repentino que acomete a mulher na região do pescoço, tronco e rosto. Como consequência disso, também há transpiração e vermelhidão na pele.

    Essas crises de temperatura elevada costumam durar até cinco minutos e ocorrem com muita frequência.

    Alterações no sono

    Os hormônios desempenham um papel fundamental no sono da mulher. A combinação dos poucos hormônios com as ondas de calor pode trazer grandes dificuldades para manter um sono direto e revigorante.

    Esse é um sintoma que já requer mais atenção e pode precisar de tratamento, pois dormir mal com muita frequência traz uma série de prejuízos para o cotidiano. Além disso, quando a insônia é muito frequente, ela pode se tornar um quadro crônico, merecendo mais atenção e se possível ajuda médica.

    Alterações urogenitais

    A aproximação da menopausa traz mudanças urológicas e genitais. Algumas mulheres costumam perder o desejo sexual ou sofrer com o ressecamento vaginal, o que dificulta e até causa dor durante as relações sexuais.

    As infecções urinárias também podem se tornar mais frequentes, além de outros problemas urológicos como incontinência urinária e dificuldade para urinar.

    Controle dos sintomas da menopausa

    Hoje existem tratamentos capazes de controlar e até mesmo amenizar os sintomas da menopausa e um deles é a reposição hormonal. Mas, antes de optar por qualquer método terapêutico, consulte-se com um médico, pois somente ele pode avaliar se esse tratamento se adequa ao seu caso e se surtirá efeitos positivos.

    Levar um estilo de vida saudável, com uma alimentação natural e equilibrada e praticando exercícios físicos regularmente também ajuda a diminuir a intensidade dos sintomas. Para saber mais, marque uma consulta com um ginecologista na Pravda!

     

    Referências

    https://www.unimedlondrina.com.br/noticias/tudo-saude/29/03/2018/5-sinais-da-menopausa/

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climaterio.pdf

    https://www.gineco.com.br/saude-feminina/menopausa/o-que-emenopausa/

     

    Compartilhar no:
    Share
    Leave a reply →

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.

Pravda Alphaville

Compartilhar no:
Share
Share